Regionalismo é uma forma de aproximar as marcas de seu publico. Claro que essa estratégia vai demandar um comprometimento cada vez maior de nossa equipe.
Para Eliane Alvarenga de Araújo e Katiane A. Lima, em seu trabalho partindo da consideração de que a informação é um dos elementos do processo sócio-cultural de atribuição e comunicação de sentidos, a questão é
No contexto informacional denominado de Internet ocorre o fortalecimento ou o desaparecimento de identidades culturais regionais?
Se considerarmos o primeiro caso, teríamos que, a mundialização de fluxos informacionais acabaria por gerar um espaço global de registro e divulgação e
fortalecimento das identidades culturais regionais. No segundo caso, teríamos a geração de uma macro-cultura, na qual ficariam submersas as culturas regionais.
Mas, estes posicionamentos, apresentados de forma resumida, se mostram extremamente simplistas e, ate mesmo, maniqueistas. Objetivando ampliar nossa
compreensão sobre o referido fenômeno apresentamos a seguir algumas consideraçõesde natureza teórico-conceituais sobre a Internet, identidade cultural e informação.
INTERNET : Das redes de computadores às redes sociais
A Internet pode ser vista como a expressão mais evidente da confluência entre o desenvolvimento tecnológico e o papel central assumido pela informação em nossa sociedade.
Sua concepção foi essencialmente tecnológica e informacional. Se, por um lado, a evolução da tecnologia lhe deu meios para materializar-se, foi a potencialidade da troca de informações que impulsionou seus idealizadores.
Falar a mesma lingua do seu público gera uma intimidade e fortalece o relacionamento de marcas em seus pontos de contato, isso é cada vez mais fortalecido em oposição aos modelos internacionalizados que impõem novos termos com outro endereçamento cultural.